Ter dúvidas ao longo da vida é algo muito mais comum do que podemos pensar; engana-se quem acha que, definido um caminho para nossas vidas, nunca mais poderemos trilhar outro se for o caso e ter dúvidas.
O escritor Guimarães Rosa, em Grandes Sertões Veredas (1956), diz: "O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou."
Sendo assim, se não estamos ainda terminados, para muitos uma nova vida poderá passar pela descoberta do empreendedorismo e este campo, além de novo, pode trazer algumas incertezas.
"Do que eu gosto? No que eu gostaria de empreender? Meu produto terá impacto no mercado? Terei sucesso neste novo caminho?"
São alguns exemplos de perguntas que podem rondar àquele que está vivendo a decisão do empreendedorismo.
Outra situação que pode ocorrer é se pessoa resolveu empreender, mas não sabe no que! O que fazer quando este caminho não estiver claro? Pare! É mais ou menos como aquela placa que vemos em algumas estradas "na dúvida não ultrapasse". Se você tem dúvidas no que empreender, pare tudo e vá em busca de sua resposta, porque é preferível uma dúvida certa (não sei o que quero) do que uma certeza duvidosa (acho que vai dar certo).
E agora que você sabe que não sabe, volte seu olhar para as coisas que podem fazer sentido para você: faça um caminho de volta para casa, para a sua casa interna.
- Pense no que você se interessa ou do que gosta...
- Qual a sua história pessoal que pode revelar características a seu respeito e que andavam esquecidas?...
- Quais as habilidades que você sempre teve, mas que precisou abrir mão por outra escolha mais urgente/necessária?...
- Quando mais jovem você teve alguma ideia ou pensou em algum projeto no qual gostaria de ter trabalhado?...
- Reitere quais são seus valores e veja se que eles estarão linkados ao seu novo projeto... :
- Converse com outras pessoas....
- Pesquise o mercado, nacional e internacional...
E vá, assim, construindo as respostas que precisa!
Steve Jobs, em 2005, num discurso na Universidade de Stanford, disse: "Tenha coragem de seguir seu coração e a sua intuição. Eles, de algum modo, já sabem o que você realmente quer ser."
Portanto, ao voltar este olhar para si, se você tem dúvidas, se ainda não está terminado, como disse Guimarães Rosa, ouça esses dois valiosos tesouros que estão aí, porque seu coração e sua intuição sempre saberão o que te dizer e te darão as respostas mais honestas.
Boa caminhada e muito sucesso!
Patrícia Rocco Ramos, brasileira, casada, mãe de humano e de pet, gaúcha de nascimento, mas capixaba de coração.
Psicóloga clínica há mais de 30 anos, morando em Munique há 6 anos e atendendo, de forma remota, alguns clientes do Brasil.
Atualmente busca novos horizontes para obter outra forma de realização pessoal, além da prática clínica.
Comments